Artigos

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (PROBLEM-BASED LEARNING – PBL)

A Problem-Based Learning – PBL ou Aprendizagem Baseada em Problemas que quase se confunde pela sigla “PBL” com Project-Based Learning – PBL ou Aprendizagem Baseada em Projetos, que são metodologias ativas que se diferem uma da outra de forma clara. Como visto no artigo anterior “Aprendizagem Baseada Em Projetos (Project-based Learning – PBL)”, esta é desenvolvida a partir de um projeto, onde se é projetado algo e tem todo uma etapa metodológica, que um projeto requer e que normalmente vem acompanhado de um produto de aprendizagem ao final. 

Segundo Veiga (2015) a Problem-Based Learning – PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL, tem suas raízes na teoria do filósofo John Dewey (1859-1952), que [… que ressalva a importância do aprender em resposta a (e em interação com) eventos da vida real]. 

Um dos principais articuladores da equipe de professores formada por Jim Anderson e John Evans, que pensaram o currículo da faculdade de medicina, a partir de 1966, implantado oficialmente em 1969 (HILLEN et al., 2010) é Howard Barrows. Com o objetivo de promover o desenvolvimento das capacidades dos estudantes para contextualizar os conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade, pondo-os em prática em seu cotidiano, de forma competente e humana, Barrows compreendia que, para realizar esse objetivo, os médicos precisavam, além de possuir o conhecimento teórico, saber utilizá-lo  de fato na prática (DELISLE, 2000; O’GRADY et al., 2012).

Para Veiga (2015) a Aprendizagem Baseada em Problemas é um método de ensino-aprendizagem onde os estudantes são apresentados inicialmente a um problema, que depois será investigado em um processo que é centrado diretamente no estudante que será o principal responsável pelo seu aprendizado. Neste método os estudantes trabalham em pequenos grupos  que serão supervisionado por um tutor, que com isso visa formar estudantes para o que ocorre na prática. 

Diferente da Aprendizagem Baseada em Projetos na Aprendizagem Baseada em Problemas tem um problema que é colocado pelo professor onde os estudantes vão interagir, pesquisar, testar possibilidades e apresentar uma solução possível, sem etapas metodológicas, nem tempos longos, nem projeções que um projeto requer. Apenas busca trazer a solução ao problema proposto, sempre em equipes e com muita pesquisa e interação entre os estudantes.

VÍDEO INDICADO

Diferença entre Aprendizagem Baseada em Projetos e em Problemas – Metodologias Ativas

REFERÊNCIAS

DELISLE, R. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Porto: ASA, 2000.

HILLEN, H.; SCHERPBIER, A.; WIJNEN, W. History of Problem-Based Learning in Medical Education. In Berkel van H. et al. (Eds.). Lessons from Problem-Based Learning. New York: Oxford University Press, p. 5-12, 2010.

O’GRADY, G. et al. One-day, One-problem. An approach to Problem-Based Learning. Singapore: Springer, 2012.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação Médica e Aprendizagem Baseada Em Problemas. 1. ed. [S. l.]: Papirus, 2015. v. 1. ISBN 9788544900703.


João Leandro Pereira da Silveira

SILVEIRA, J.L.P.


 

Compartilhar: